Megacondomínio com 56 torres e capacidade para 90 mil moradores promete ser o maior do Brasil
Projeto em São Paulo une moradia, lazer, educação e serviços em um bairro planejado de 15 minutos, que deve abrigar população equivalente à de uma cidade média brasileira.
Um novo empreendimento na zona oeste de São Paulo pode mudar o conceito de viver em condomínio no país. O Reserva Raposo, desenvolvido pela RZK Empreendimentos, está sendo construído no bairro Jardim Boa Vista e pretende abrigar até 90 mil pessoas em um projeto que une moradia, lazer, educação e serviços em um bairro planejado de 15 minutos — conceito que visa oferecer tudo o que o morador precisa em poucos minutos de caminhada.
Com 56 torres residenciais e mais de 22 mil apartamentos distribuídos em uma área de 450 mil metros quadrados450 mil metros quadrados, o empreendimento busca integrar diferentes aspectos da vida urbana em um único espaço: morar, trabalhar, estudar e se divertir. Cada conjunto de duas torres é considerado um condomínio dentro do complexo.
Até agora, 15 condomínios e 27 torres já foram entregues, enquanto 41 torres e 7.332 unidades ainda estão em construção. Além da área residencial, o Reserva Raposo contará com 35 mil m² destinados a comércios e serviços.
Segundo o IBGE (Censo 2022), São Paulo tem cerca de 11,4 milhões de habitantes e uma densidade de 7,5 mil pessoas por km². Caso alcance a capacidade máxima, o megacondomínio reunirá uma população equivalente à de muitas cidades brasileiras.
Um bairro completo e planejado
Além dos apartamentos, o projeto inclui uma ampla infraestrutura urbana e comunitária. Estão previstas:
- arena de esportes
- auditório
- mais de 3 km de ciclovias
- biblioteca
- três Centros de Educação Infantil (CEI)
- um centro ecumênico
- uma Unidade Básica de Saúde (UBS)
Também estão planejados um centro de convivência para idosos, um Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) e dois parques, ainda em fase inicial de implantação. Cada condomínio contará com brinquedoteca, academia, salão de festas e sala de jogos.
Na área de segurança, o projeto promete monitoramento por câmeras, ronda 24 horas e postos da Guarda Civil Metropolitana, oferecendo uma estrutura semelhante à de pequenos municípios.
O atual recordista
Ainda não há um levantamento oficial que confirme qual é o maior condomínio do Brasil, mas o título deve hoje pertencer ao Grand Reserva Paulista, na zona norte da capital paulista. Construído pela MRV, o conjunto ocupa cerca de 170 mil m² e abriga mais de 7,2 mil unidades habitacionais, distribuídas em 51 prédios.
Crescimento dos condomínios no país
O fenômeno do adensamento urbano por meio de condomínios não se limita a São Paulo. De acordo com o Censo Condominial 2024/2025, elaborado pelo portal UCondo, o Brasil já possui mais de 13 milhões de arranjos condominiais, somando casas e apartamentos.
Atualmente, existem cerca de 315 mil condomínios registrados, mas estima-se que o número real possa chegar a 550 mil, considerando empreendimentos ainda não formalizados. O crescimento é mais forte nas regiões Sudeste e Sul: entre 2010 e 2023, foram construídos 54 mil novos condomínios no Sudeste — principalmente em São Paulo e Minas Gerais — e 37 mil no Sul, com destaque para Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
O Reserva Raposo surge, portanto, como um símbolo dessa tendência, representando uma nova escala de vida condominial no país — praticamente uma cidade dentro de outra.



COMENTÁRIOS